quarta-feira, outubro 10, 2007

Parque de Antenas dá boleia

"As empresas Edisoft, INSA (empresa aeroespacial espanhola) e ainda uma empresa do grupo EDA (a SEGMA) vão fazer um consórcio para criar em 2008 a Empresa Açoriana do Espaço. O anúncio foi feito pelo secretário regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, durante as comemorações do Dia Mundial dos Correios, em Ponta Delgada. A nova empresa deverá ser criada administrativamente até ao final do ano e vai surgir em São Miguel.
Apesar do nome pomposo, não se trata de uma empresa de produção de tecnologia aerospacial, mas sim de processamento de dados de satélite para fornecer informações essenciais a sectores como a oceanografia, a agricultura ou o urbanismo. A Empresa Açoriana do Espaço criará emprego qualificado e instituições como o Inova ou a Universidade dos Açores poderão ali tentar colocar alguns dos melhores elementos saídos dos seus cursos mais tecnológicos.
A empresa aproveita a boleia das estações da Agência Espacial Europeia e da Edisoft em Santa Maria, servindo de “arranque” para o investimento externo no segmento das novas tecnologias nos Açores. A criação da Empresa Açoriana do Espaço está a ser tratada como um autêntico “projecto de interesse regional”, contando com apoios reforçados do Governo, que podem passar até pela cedência do espaço para a instalação da empresa."
Esta é a notícia na página 7 do AO de 4ª-feira, 10 de Outubro, tendo como fonte a notícia do GACS que, naturalmente, não poderia utilizar a palavra "boleia"... e que de notícia tem pouco, pois, já em Dezembro de 2006, a Intervenção do secretário regional da Habitação e Equipamentos em Santa Maria, em plena "ermida das vitórias", traçou o rumo.

Sem comentários: