quarta-feira, outubro 31, 2007

Outono. Outubro.

Neste Outubro caiu uma das últimas folhas caducas do Aeroporto de Santa Maria: no dia 25 entrou em vigor a emenda ao AIP Portugal que define o horário de abertura deste aeroporto como sendo das 06:30 às 21:30. No período de encerramento, o aeroporto continua a acolher aeronaves desde que paguem uma taxa de reabertura (guia de taxas e portaria nº 666/2007).
Com esta medida, o Aeroporto de Santa Maria aproxima-se ainda mais de uma gestão pautada por práticas de empresa privada do que de "good old" empresa pública. Possivelmente, não teria de limitar o seu horário de abertura para justificar o pagamento de taxas no período nocturno. Mas, com esta medida, mata dois coelhos: recebe as taxas de reabertura, prolongamento ou antecipação e reduz nos encargos com os seus funcionários. É assim na vida real das empresas. Há que fazer pela vida, diria Socrates. Um deles.
Mas, como qualquer Outono, é apenas mais uma etapa para uma nova primavera. Como qualquer árvore, precisa de se preparar para reflorescer. A empresa ANA estará apenas a zelar pelos seus intreresses comerciais e pela valorização dos postos de trabalho dos seus funcionários numa análise técnica, serena e realista do novo tráfego aéreo no Atlântico Norte.
Vejamos:
Há mercado. O número de clientes deste aeroporto é cada vez maior. Cada vez mais aeronaves atravessam o Atlântico e, escalando os Açores, é tanto que poupam em tempo e combustível que compensará pagar taxas de reabertura;
Existem apenas dois aeródromos capazes de receber qualquer aeronave: Lajes e Santa Maria. Ponta Delgada, Horta e Pico também podem receber aeronaves de grande porte. No entanto, Ponta Delgada começa a ficar congestionado com o seu próprio tráfego e a Horta e Pico não têm os serviços nem as condições necessárias;
O aeródromo das Lajes é uma infraestrutura militar com Aerogare Civil gerida pelo Governo Regional. Como tal, não pode - regulamentar, política e moralmente - competir com uma infraestrutura de gestão "tendente a privada".
Com isto, e como já o referi num outro post ("Aviação - sector tradicional"), cabe a Santa Maria preparar-se para essa primavera. Por mais parca que seja, será, com certeza, mais real do que outras que tivemos.

PS. O Notam que adia o encerramento às 21:30 até 30 de Março é apenas isso mesmo... um adiamento para fazer coicidir com a Primavera :-) De resto, é a mesma novela dos Notam's que encerrou o Aeroporto de Santa Maria à meia-noite.

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