segunda-feira, outubro 06, 2008

Dependências-Sustentos

Esta manhã escutei na antena 1 uma reportagem sobre a campanha eleitoral em Santa Maria onde o repórter, num breve enquadramento, referiu a ideia batida: que a economia da ilha era demasiado dependente do aeroporto e centro de controlo. "Bruxo!"
Espero ouvir nas próximas reportagens "retratos de ilha" que a Terceira é muito dependente da base das Lajes e que há que reorientar as forças da ilha para outras actividades; e que os trabalhadores das Lajes têm de compreender que aquela base com dois mil e tal funcionários é coisa do passado; que temos de olhar para o futuro.
Não é o aeroporto e centro de controlo que estão a mais. São os outros sectores que, tendo condições para avançar, nunca foram estimulados: Na agricultura, por exemplo, enquanto nos últimos 30 anos se financiaram fábricas de laticíneos, de São Miguel ao Corvo, em Santa Maria não se investiu nada nessa área. Íamos nos entretendo a criar umas cabeças de gado de carne para exportação enquanto nos olhavam de soslaio para uma actividade menor. Agora já temos matadouro. Já temos água. Já podemos valorizar aquilo em que nos especializámos. Nas fruticulturas, como noutras áreas da sociedade, encontrámos um rumo e sabemos que podemos florescer. Sabemos para onde queremos ir. Sabemos o que é preciso.
Ora, isso não quer dizer que queiramos ou mesmo que possamos pôr de parte essa alavanca que é o "Cluster Aeronáutico", quando o que precisamos é de impulsos!
Como pude escrever no post "aviação - sector tradicional":
Links:
- reportagem antena 1 completa: Santa Maria - Regionais 2008 - Retratos de Ilha

Sem comentários: