segunda-feira, março 30, 2009

Mais um museu no Pico

Adjudicada concepção de projecto museológico para Museu do Vinho
O Governo dos Açores adjudicou ao arquitecto Rui Flunser Pimentel, por cerca de 29 mil euros, o serviço de concepção e apresentação de um projecto museográfico para o Museu do Vinho do Pico, instalado na Madalena.Nos termos do contrato assinado pela Direcção Regional da Cultura o serviço encomendado contemplará não só as soluções de apresentação e contextualização das peças seleccionadas, privilegiando uma linguagem didáctica e interactiva, como o caderno de encargos relativos ao projecto de execução.O Museu do Vinho constitui um dos três pólos do Museu do Pico, que integra outras duas valências ligadas à caça à baleia e à indústria baleeira, instalados nas vilas das Lajes e S. Roque, respectivamente.A criação de um museu do vinho no Pico surge associada à tradição vitivinícola desta ilha do Grupo Central, cujos vinhos, especialmente o verdelho, se distinguiram em nichos exigentes do mercado europeu.

A primeira ilha a ser descoberta; a primeira capital dos Açores; a ilha-base da descoberta dos Açores; a ilha do Comendador de Almourol Gonçalo Velho Cabral; a passagem de Colombo; o primeiro município republicano; a primeira base aérea dos EUA e objecto do primeiro acordo entre EUA e Portugal; o primeiro aeroporto internacional de Portugal e seu cosmopolitísmo; a Maré de Agosto; etc etc etc

4 comentários:

M.C disse...

Não. Esta parece que não tem direito a ter um museu. Aliás como tantas vezes defendido por alguns de nós.

Não tem ou não existe quem, no exercicio das suas funções, tenha competência para reivindicar cabalmente a criação de um museu (digno desse nome) em Santa Maria.


Abraço

Anónimo disse...

Se não hà um museu com dignidade para relatar a história de Santa Maria é a culpa de todos os Marienses. Nem conseguiram manter o patrinonio da antiga torre do Aeroporto. Como é que querem dilvugar? O quê?

Os Marienses infelizmente so estão contentes quando o Sol brilha na testa!

Anónimo disse...

São os efeitos nefastos de ter sempre a mesma cor na única câmara da ilha.

Anónimo disse...

o Museu do vinho no Pico já existe há anos...trata-se apenas da solução de apresentação e contextualização das peças...