sexta-feira, maio 09, 2008

Pequenos-mequinhos-vícios das Press Release

Mais uma press release da ANA.SA:
Os 95.545 passageiros nos quatro aeroportos ANA nos Açores (São Miguel, Santa Maria, Horta, e Flores) foram menos 11,2 % que em Abril do ano passado."
Mas... está tudo no negativo?!
Hum... Vamos ver as estatísticas em http://www.ana.pt/ referentes a Abril, por aeroporto:
Ponta Delgada: -12%
Horta: -12,4%
Santa Maria: sem dados
Flores: sem dados
Bem... se PDL e HOR tiveram um crescimento acima dos 12% negativos e, nos quatro aeroportos em questão o crescimento foi de 11,2% negativos, quer dizer que Santa Maria e Flores tiveram crescimentos positivos... e bem positivos. Na ordem dos 20%-30% como nos passados 3 meses.
Compreendo que um aeroporto com cerca de 10% a 15% do tráfego de passageiros da ANA nos Açores não mereça uma referência quando é o único que sobe. Talvez não. Mas se não o referem quando sobe, porque será que o fazem quando desce? Mesmo quando não há descidas nos movimentos nem nos passageiros, apenas na carga, referem-no como marca de uma decadência que se prova apenas virtual e com contornos demagógico-propagandísticos (g'anda palavrão).
Já agora. Há outro aspecto em relação a estatísticas aeroportuárias que cada vez mais me assusta: Se há números para movimentos, passageiros, carga e até correio, porque não há para combustíveis?

Sem comentários: