sexta-feira, novembro 19, 2010

Ao primeiro dia da Cimeira NATO


Ao primeiro dia da Cimeira NATO, enquanto o Airforce One de Barack Obama faz a aproximação a Lisboa, Santa Maria é de novo chamada às suas naturais funções.
Aquela a que chamam Base Militar portuguesa, que na prática é americana e que os EUA querem agora que seja NATO, está impedida devido a condições meteorológicas. Eis uma das razões porque alguns portugueses chamam ao acordo entre estes dois Estados o "Acordo das Lajes" e os americanos lhe chamam "Acordo dos Açores".
Na foto abaixo, ao fundo, vemos um C130 militrar americano. Os restantes são civis que esperavam escalar outra "base" que existe nas Lajes: a Aerogare Civil das Lajes, gerida directamente pela Direcção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos da Secretaria Regional da Economia do Governo Regional dos Açores. Esta infraestrutura aeroportuária, acopolada à base militar, é obrigada a cobrar as mesmas taxas que os restantes aeroportos em seu redor. No entanto, está longe de ter os mesmos custos operacionais (não tem serviço de socorros, manutenção de pista etc) e tira, imoralmente, partido da capacidade de fornecimento de combustíveis lá sediada, por via dos serviços instalados para as forças militares americanas.
Desta forma, a Aerogare Civil das Lajes está a competir deslealmente com Santa Maria que se esforça por ser elemento de coesão e desenvolvimento harmónico dos Açores, tirando partido das suas naturais capacidades.
Share